segunda-feira, 26 de outubro de 2009

INSTRUMENTOS MUSICAIS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS




Esta postagem surgiu de uma grande vontade que sempre tive mas não tinha estímulo para fazer. Cursando a matéria de Estágio II na Universidade, eu e meu companheiro de estágio Rafael, baterista das bandas Snooze e Maria Scombona, ficamos encarregados de produzir instrumentos musicais com materiais recicláveis.



O lixo é mais rico do que imaginamos. Se vasculharmos em nossa casa, perceberemos grande variedade de materiais que podem ser reutilizados. Quando pensamos assim, percebemos que tudo pode virar possibilidades de reciclagem.







Construção dos Instrumentos




  1. Seleção preliminar do material - Selecione todo material que você irá utilizar;
  2. Construção em sala, com os alunos - Fazer com que as crianças ponham a “mão na massa” servirá de estímulo para a musicalização.
  3. Combinação dos materiais gerando timbres diferentes - Explore e leve seus alunos a explorarem os timbres e as combinações sonoras dos materiais que estará disponível para a construção;
  4. Decoração – Além de deixar mais bonito, chama atenção da criançada;
  5. Execução instrumental - Não basta apenas criar, a criança precisa experimentar sua produção.

Para começar, precisamos selecionar o material que será ultilizado.
Aqui também vai algumas sugestões:






















¢ Papéis coloridos para decoração (crepon, laminado, ofício, etc)
¢ Cartolina
¢ Canudos
¢ Tesoura
¢ Cola
¢ Papelão
¢ Durex colorido
¢ Cola quente
¢ Lápis velho
¢ Lápis de cor
¢ Plástico
¢ Arame
¢ Tampinhas de garrafa – pet ou em lata
¢ Barbante colorido
¢ Agulha
¢ Borracha de dinheiro
¢ Borrachinha de aparelho dental
¢ Palitos de churrasco ou de sorvete
¢ Colher de chá
¢ Sementes
¢ Bijuterias
¢ Botões
¢ Correntes
¢ Conteúdo de embalagens
¢ Latas de diferentes tamanhos
¢ Recipientes diversos
¢ Etc.








Estes instrumentos eu e Rafa criamos para apresentação do trabalho de Estágio II:


¢ Bateria de latas
¢ Reco-reco
¢ Chocalhos/ganzás
¢ Flauta Pã
¢ Maracas

¢ Etc.



Bateria de Latas























Instrumento Indígena







Flauta Pã







Chocalhos










USEM A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO!!!

Sugestões:






11 comentários:

  1. Muito legal esse trabalho.
    Utilizar materias reciclaveis na contrução de instrumentos musicais. bela postagem
    admiro criatividade...

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. adoreiii a ideiaaa ..... muito bom msmooo...otima iniciativa com materiais reciclaveis....;)

    ResponderExcluir
  3. Taí uma coisa que eu sempre quiz fazer, mas nunca encontrei ninguém que tivesse alguma experiência com reciclados. Vendo vc em açao, até me inspirou. Deu vontade de por a mão na massa com os guris. Vou tentar.

    ResponderExcluir
  4. Ju, tem um carinho de blogueiros pra vc. vai lá pegar.

    ResponderExcluir
  5. Gostei tanto que vou trabahar com minha turminha...

    ResponderExcluir
  6. Estou implantando um projeto como esse numa comunidade aqui no Rio de Janeiro e Gostaria de conversar com o responsavel por este, meu tel é 21 8121-1190, abç André

    ResponderExcluir
  7. Oi André, tudo bem? Vc pode entrar em contato comigo pelo meu email: juliana_iah@yahoo.com.br
    Não faço parte de nenhum projeto social, este trabalho foi realizado na aula de Estágio Supervisionado I. Mas qualquer coisa que puder ajudar, será um prazer.

    Abraços,

    JuliMus.

    ResponderExcluir
  8. muito legal na minha escola estamos com um trabalho iqual a esse agora vendo isso tive varias ideias boas para construir instrumentos um abraço

    ResponderExcluir